30 de março de 2014

Livro: As Crônicas de Nárnia

No dia do Black Friday do ano passado, eu tinha comprado por R$ 16,90 o volume único de As Crônicas de Nárnia. Escrito por C. S. Lewis, esse livro tem 751 páginas e é da editora Martin Fontes. O livro é dividido em sete contos mais uma nota do autor sobre como escrever para crianças. Eu classificaria o livro como de aventura e um pouco de ação e ficção. É um livro infanto-juvenil.
O livro possui três contos adaptados em filme. Acredito que a maioria já deve ter assistido ou pelo menos ouviu falar nos três filmes desse livro - O Leão, A Feiticeira e  o Guarda Roupa, Príncipe Caspian e O Peregrino da Alvorada.


Nárnia é um lugar em outro mundo que foi criado pelo leão, Aslam, no dia em que Digory e Polly, junto com o tio do garoto, uma feiticeira e um cocheiro vão parar lá devido aos anéis mágicos do tio André. Nárnia é um lugar bonito, com um ar que parece rejuvenescer as pessoas, e com animais falantes, sátiros, gigantes, faunos, anões e dríades.
Não são as pessoas que decidem como e quando ir até lá. É Aslam. E somente as crianças conseguem ir até lá pela vontade do Leão. E quando elas vão, tem sempre alguma aventura, missão e batalha esperando por eles, como por exemplo, derrotar a Feiticeira Branca e ajudar Caspian a derrotar o tio Miraz.


O livro, apesar de longo, é muito bom. Em cada conto, novos personagens, mas os antigos não são esquecidos. Sim, há mortes, cabeças cortadas e várias batalhas, mas por ser um livro mais infantil, essas partes são pouco descritas, o que eu não gostei muito. Porém, a presença de desenhos nos ajuda a visualizar melhor a história.
Digo de novo: o livro é longo! Eu levei quase um mês lendo-o, e por isso, muitas vezes a história cansa e dá vontade de parar. Então, é melhor ler com calma e paciência, ou dar uma pausa em Nárnia e ler um outro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário